terça-feira, 11 de setembro de 2012

ZUGZWANG- JOGAR PARA PERDER OU GANHAR ?

Zugzwang é uma palavra de origem alemã que significa compulsão pelo movimento. É  usada no jogo de xadrez para designar o momento em que todas as alternativas escolhidas pelo jogador só trazem perdas. O título é mais que perfeito para o documentário brasileiro de longa metragem de Duto Sperry e define bem a época em que vivemos.


O filme, mostra as vantagens das fontes de energia renováveis, ressaltando o lugar do Brasil e de outros países emergentes na construção de uma nova economia mundial: com mais igualdade social, menos devastação ambiental e mais desenvolvimento. Destaca ainda como as fontes de energia renováveis podem contribuir no desafio de mitigar a crise atual, que abrange as escalas ambiental, social e econômica. Zungzwang foi filmado durante quatro meses em vários países. Entre os entrevistados estão diversas personalidades das áreas agrícola, de produção e de bioenergia. 
Destacamos ainda a provocação das abordagens elencadas no documentário. Que jamais devem ser simplificadas mas sim, investigadas na sua complexidade, onde todos estamos envolvidos no processo de lucros e perdas - financeiros e ambientais - de qualidade de vida planetária e individual.  Importante expor a necessidade do crescimento econômico aliado ao crescimento humano- de valores e condutas repensadas e viáveis, na prática.  Não basta ter consistência ecológica: " eu fiz a minha parte!"  o individualismo, faz parte do consumismo e do capitalismo.
A real consciência se dá com o processo do todo. Por exemplo: o processo e destino da sua coleta seletiva de lixo, funciona na prática? O seu ato individual faz parte de um processo de uma comunidade consciente ecologicamente?
A produção e as fontes de energia   colocam em check nossa capacidade humana de refletir, inovar e reinventar a  problemática ambiental ,econômica. Colocam em check nossa capacidade de ser humanos - é a nossa vez de jogar!  

REFERÊNCIAS ZUGZWANG. Direção de Duto Sperry. Matel.Doc Produções.Brasil, 2009 (11min)

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Quando o rio parou de rir - Onde está a sustentabilidade?

                                                                                      Um dia ele foi tortuoso!
article-imageUm dia, de fato, ele, molhou e refrescou as pessoas!Um dia ele teve peixe!Um dia ele teve ar puro!Um dia ele foi rio!Um rio com peixes, vida, amor e curvas.E que belas curvas!E tinha o homem, que comeu, refrescou, riu e viveu.Ai veio a ganância e sua ânsia…Que descurvou alinhou e o matou,Fez-se sem brilho, com poluição concreto e prédios,Sem vida, sem peixes e sem amorApenas a ganância e sem frescor.



http://vilamundo.org.br/wp-content/uploads/2011/11/Rio-Pinheiros-pre-retificacao-dec-30.jpg

“Essa foto de 1930 - Rio Pinheiro, é impressionante."

À direita, o morro do Jaguaré. Vê-se o rio em sua conformação original e a marcação para a retificação.A retificação foi a escolha para que se levasse água do Pinheiros até a Billings, para lançá-la Serra do Mar abaixo e produzir a energia elétrica demandada pela industrialização que se acelerava. Com isso, também se liberou para urbanização terras que deixaram de ser inundadas.”
(Poema por – Rafael Art)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEit5E-dqmeJOg9eu61my5K_j6lGVPq4V03gwx6bXCX144dhOVLdRv_lBqJ0cSzq80NYKr79RtoB-3lS14gJOQDvPlf0BCectLmStemJdX9qrtbBngyqO36MDscB3kBaiMmOgO__WGDOFG8/s640/spriopinheiros.jpg
Rio Pinheiros - Imagem atual

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Educação Ambiental é um ato político e democrático...


... que promove a liberdade e compartilha conhecimentos de diferentes áreas. Mas, que age com consciência ética, respeitando os ciclos humanos e da natureza. Onde, se faz necessária a imposição de limites à exploração humana e do planeta. Promovendo assim, através da crítica, a reflexão e  ações sustentáveis- verdadeiramente conscientes- no pleno exercício da cidadania!


Assistam ao vídeo sobre os propósitos da Educação Ambiental, por Michèle Sato. Revela que ações  verdadeiramente sustentáveis promovem o desenvolvimento humano.  
As questões ambientais e sua problemática não devem ser vistas como informativos. Pois assim,   dão margens à propagandas que visam apenas o  crescimento de alguns setores da economia e a consolidação do sistema vigente. 
A adequada abordagem acerca dos problemas ambientais, deve necessariamente, passar pela reflexão e questionamento, pelo intercâmbio do diálogo- ou seja, passa pelo processo educativo.

Escolas que Educam para Sustentabilidade






por Rachel Trajber e Michèle Sato

Espaços educadores sustentáveis são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituir em referências concretas de sustentabilidade socioambiental. Isto é, são espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente; compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo assim, qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.   
Colóquio sobre Educação para a Sustentabilidade, do grupo de 
trabalho Matriz Energética para o Desenvolvimento com Equidade e Responsabilidade 
Socioambiental, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES.





" Para que a educação ambiental seja efetiva e contribua para a mitigação dos efeitos das mudanças do clima e a formação de uma nova cidadania, foi consenso (...) que as instituições de ensino sejam incubadoras de mudanças concretas na realidade social, articulando três eixos: edificações, gestão e currículo. "

Plano Nacional sobre Mudança do Clima, 2007
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 
Formando Com-Vida, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.