por Rachel Trajber e Michèle Sato
" Espaços educadores sustentáveis são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituir em referências concretas de sustentabilidade socioambiental. Isto é, são espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente; compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo assim, qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.
Colóquio sobre Educação para a Sustentabilidade, do grupo de
trabalho Matriz Energética para o Desenvolvimento com Equidade e Responsabilidade
Socioambiental, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES.
" Para que a educação ambiental seja efetiva e contribua para a mitigação dos efeitos das mudanças do clima e a formação de uma nova cidadania, foi consenso (...) que as instituições de ensino sejam incubadoras de mudanças concretas na realidade social, articulando três eixos: edificações, gestão e currículo. "
Plano Nacional sobre Mudança do Clima, 2007
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Formando Com-Vida, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.
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